Grupo Sucel | 6 segredos dos currículos que são indispensáveis para recrutadores!
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6 segredos dos currículos que são indispensáveis para recrutadores!

 1. Têm objetivo claro?

 

O mercado vive uma era de especialização crescente: as empresas buscam profissionais

com competências cada vez mais específicas, para resolver os seus problemas. O

resultado disso é que os currículos precisam se tornar menos genéricos e mais precisos

para chamar atenção.

O recrutador tem pouco tempo a perder, então precisa saber rapidamente qual é a área-

foco do candidato. Não basta escrever algo vago como “finanças,” por exemplo.

Explique o escopo do seu trabalho de forma sucinta, mas completa. Currículos muito

generalistas, que parecem serem feitos para ocupar qualquer posição, costumam ser os

primeiros descartados.

 

2. São curtos e limpos?

 

Como precisam analisar muitos CVs em pouco tempo, os recrutadores tendem a preferir

documentos mais objetivos e sucintos. É preciso dizer o máximo com o menor número

possível de palavras, em até duas páginas.

A mesma economia deve valer para o aspecto visual do currículo. Evite colunas, tabelas

e cores excessivas. Prefira um formato limpo, que seja fácil identificar as principais

informações sobre você. O design do currículo é mais importante do que parece. Até um

detalhe tão sutil quanto a fonte do texto, como a clássica Arial ou a detestada Comic

Sans, carrega recados subliminares sobre quem você é.

 

3. São customizados?

 

Em vez de elaborar um único CV e usá-lo em todos os processos seletivos, é mais

estratégico criar várias versões do documento, adaptando o conteúdo de acordo com as

exigências de cada contratante. Ajustar o currículo às especificidades da vaga aumenta a

pertinência da sua candidatura.

Esse detalhe ajuda a resolver um dos maiores “dramas” dos recrutadores em tempos de

crise e escassez de recursos: a impossibilidade de fazer uma contratação malsucedida.

Se você evidencia os pontos de encaixe entre você e a empresa, fica mais fácil para o

recrutador avaliar se você é adequado ou não para a vaga. As duas partes ganham

tempo.

 

4. Trazem afirmações embasadas?

 

O seu currículo ganhará pontos em atratividade se incluir informações comprovadas

sobre aptidões, experiências e resultados.

Tem inglês fluente? Mencione um certificado de proficiência na língua. Alavancou as

vendas do setor no seu último emprego? Dê a porcentagem de crescimento que você

ajudou a promover. O seu currículo será mais persuasivo à medida que houver dados —

de preferência numéricos — para provar o que você diz.

 

5. Formam uma narrativa coerente?

 

O currículo deve contar uma história com começo, meio e fim. Mudanças bruscas de

área, experiências avulsas e desconexas, lacunas sem explicação: todos esses elementos

criam dúvidas e afastam recrutadores.

Idealmente, a carreira do candidato deve ser composta por movimentos harmônicos

entre si, mas isso não é o bastante. Precisa haver uma simetria entre o histórico daquele

profissional e as características da vaga. O recrutador deve enxergar a relação entre o

objetivo da pessoa e o que ela desempenhou na carreira até aquele momento.

 

6. Dão destaque para idiomas?

 

Outro segredo dos currículos que funcionam como “ímãs” de recrutadores são as

competências linguísticas do candidato — o que vale para praticamente todas as áreas

de atuação. Afinal, cada vez mais empresas precisam de candidatos fluentes em um

idioma estrangeiro, em especial o inglês.

Se você realmente tiver essa competência, dê bastante destaque a ela e inclua

certificações, se tiver. Mas não vale mentir. Se o seu nível de inglês for intermediário,

não diga que ele é avançado. Candidatos que maquiam habilidades no currículo são

facilmente desmascarados na etapa da entrevista – isso sem falar no desgaste que a

mentira causa à sua reputação perante o mercado.



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