Grupo Sucel | e-Social : Como se preparar, e não ter surpresas?
21948
post-template-default,single,single-post,postid-21948,single-format-standard,qode-quick-links-1.0,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-title-hidden,qode-theme-ver-11.0,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-5.1.1,vc_responsive

e-Social : Como se preparar, e não ter surpresas?

O e-social é um sistema de registro de informações para que as empresas cumpram suas obrigações fiscais, trabalhistas e previdenciárias de forma unificada e organizada. Por meio dele pretende – se reduzir custos, processos e tempo.

Então, como se preparar e não ter surpresas com e-Social?

Adiante daremos algumas dicas para ter sucesso na implantação do e-Social.

  1. Dedicar uma ou duas horas diárias para atualizar-se e ler os documentos oficiais e outros documentos do e-Social, que estão disponíveis no Portal do e-social – e-social.gov.br.
  2. Adequação de Processos Internos (Definir novas rotinas e novos procedimentos para os pontos de “gargalo” (como exemplo: admissões retroativas, pagamentos sem tributação, contratação de estagiários, etc ).
  3. Dividir Tarefas (distribuir com pessoal da equipe o que cada um pode fazer: Qualificação Cadastral online ou em lote (verificar as inconsistências e comunicar ao funcionário para retificar, verificar os CBO’s se estão de acordo com a função e escolaridade, Tabelas de Horários.
  4. Confira, RAT, FAT e CNAE preponderante, para saber de a empresa está fazendo a tributação corretamente
  5. Faça correlação de Tabelas de Rubricas com a Tributação.
  6. Identifique se a empresa está com seus laudos de Saúde e Segurança do Trabalho em dia e também os exames médicos e caso não esteja, oriente para regularizar.
  7. Atualize a Declaração de Encargos de Família para Fins de Imposto de Renda de todos os empregados e diretores.
  8. Capacitação da Equipe engajada no e-social, através do estudo da documentação, Cursos, Palestras, existe um vasto material falando sobre o e-social na internet.

Vai aqui um desafio para todos os profissionais de Recursos Humanos e empresas: comecem a agir e não esperem que o e-Social entre em vigor. Muitas ações devem ser realizadas para que a empresa consiga trabalhar a maturidade dos processos. A empresa não terá perdido tempo e sim modernizado a gestão de pessoas dentro da sua organização.

“A oportunidade nunca chega a quem ficar de braços cruzados” ….. Mestre Masaharu Taniguchi.