Devido a pandemia diversas empresas tiveram que se inovar, e buscaram uma solução que fosse segura para seus colabores e que conseguisse suprir de forma satisfatória suas metas.
E de uma vez por todas a utilização da tecnologia como ferramenta de trabalha ampliou esses horizontes, fortalecendo o home office.
Mesmo havendo certo ceticismo quanto ao home office ele foi se mostrando poderoso e inovador, trazendo retornos mas também consigo vieram os seus desafios.
Listaremos aqui algumas dicas de como manter sua equipe motivada e engajada de fato na realização de suas tarefas.
HOME OFFICE – COMUNICAÇÃO
A habilidade de uma comunicação clara e precisa otimiza, motiva e agrega resultados superiores.
A relação que a empresa tem que ter com seus colaboradores deve ser sempre clara e franca, eliminar o máximo de ruídos possíveis e mostrar para cada profissional a sua importância no workflow, desvelando assim a ele novos horizontes.
As tarefas devem ser delegadas de forma que todos tenham ciência da importância e urgência delas, um cronograma de entregas para que os prazos sejam de conhecimento de todos é fundamental.
HOME OFFICE – FERRAMENTAS (Aplicativos)
No ambiente virtual existem diversas ferramentas para facilitar os Jobs, mas é necessário haver uma padronização na utilização, escolha os aplicativos de acordo com o perfil da empresa.
Centralize as informações referente a utilização destes aplicativos de acordo com a função na empresa, a consulta destas informações devem ser de fácil acesso, desburocratização no acesso as informações é um passo fundamental para evitar procrastinação.
- Comunicação instantânea: Slack, Workplace, Yammer;
- Reuniões: Google Meet, Zoom, Microsoft Teams;
- Armazenamento de arquivos: OneDrive, Google Workspace;
- Gerenciador de tarefas: Airtable, RunRunIt, Trello.
HOME OFFICE – SUPORTE
No home office seus colabores precisam de suporte maior do que in office, no auxílio da utilização de um aplicativo, algum problema técnico é fundamental a equipe de suporte estar presente e dirimir essas situações.
Algo muito importante e que por vezes não damos o devido valor é verificar se o equipamento do colaborador consegue executar de forma satisfatória determinado aplicativo, internet, computadores e notebooks de uso residencial nem sempre consegue ter o mesmo rendimento que um computador do escritório. É necessário buscar soluções para essas situações por vezes para um desenvolvedor de modelagem 3D se torne viável que o computador da empresa fique em sua casa para o seu uso, é uma possibilidade.
Cada empresa deve buscar formas de aparar estas arestas.
Em uma fase de transição como essa é muito importante saber ouvir os colaboradores e auxiliar na busca de soluções.